quinta-feira, 10 de novembro de 2016

redação unesp 2016



                                                                                                                           [ laerte ]

em julho de 2016, a unesp propôs, em seu vestibular, o tema :

O conceito de família proposto pelo Estatuto da Família:
discriminação contra outros arranjos familiares?

um dos textos de apoio era este:

O que é o Estatuto da Família?
É um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. O texto desse projeto tenta definir o que pode ser considerado uma família no Brasil. Ou seja, o projeto propõe regras jurídicas para definir quais grupos podem ser considerados uma família perante a lei.
(“O que é o Estatuto da Família?”. www.cartacapital.com.br, 25.10.2015. Adaptado.)

outro texto de apoio :

Projeto de Lei no 6583, de 2013 (Estatuto da Família)
Para os fins desta Lei, define-se família como o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

(Anderson Ferreira [dep federal pelo PR]. “Projeto de Lei no 6583/2013”. www.camara.gov.br, 16.10.2015. Adaptado.)

e mais um texto :

A ONU no Brasil disse estar acompanhando “com preocupação” a tramitação, no Congresso Nacional, da Proposição Legislativa que institui o Estatuto da Família, especialmente quanto ao conceito de família e “seus impactos para o exercício dos direitos humanos”.
Citando tratados internacionais, a ONU afirmou ser importante assegurar que outros arranjos familiares, além do formado por casal heteroafetivo, também sejam igualmente protegidos como parte dos esforços para eliminar a discriminação: “Negar a existência destas composições familiares diversas, para além de violar os tratados internacionais, representa uma involução
legislativa”.

(“Brasil: ONU está preocupada com projeto de lei que define conceito de família”. http://nacoesunidas.org, 27.10.2015.)

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o gênero exigido: argumentativo.
excelente a proposta para o debate, claro. não só por conta do exame para universidade, mas para alimentar a discussão sobre respeito. a charge inicial, deste post, da cartunista laerte, também fazia parte dos textos de apoio, diga-se.

o que poderia ser feito.
a estrutura básica de um texto argumentativo é:
introdução (colocar a tese) - - argumentos (defender a tese) - - conclusão (reforçar a tese) 

sugestão :

situar no tempo e no espaço o assunto.
fazer afirmação categórica a respeito da proposta, ou seja, posicionar-se enfaticamente, deixando claro ao corretor a sua mensagem.
exemplo: sua tese poderia conter a defesa de um conceito mais amplo de família

argumentos a favor :  possibilidade de adoção seria mais ampla; respeitar diversidade de gênero; congresso tem obrigação de representar o povo de seu pais que, no limite, não define a família apenas como casal formado por um homem e uma mulher.

conclusão : (evite "concluindo" no início do parágrafo) defender a conceito de família mais amplo do que o estatuto propõe é mais que uma urgência cidadã, é questão de sobrevivência humana.

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veja comentário sobre outro tema do vestibular unesp:



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